Inteligencia artificial
LGPD
Sem categoria
Tecnologia e Inovação
Proteção do digital para empresas: Como evitar golpes e prejuízos
Stephanie
Publicado em
25/02/2025

A internet possibilita que empresas de diversos ramos possam atuar no meio digital, viabilizando atendimentos a distância e fechamento de vendas de produtos e serviços. Esse novo mercado passou a ser ainda mais explorado após a pandemia de COVID-19, que impediu a realização de vendas presenciais e forçou às empresas a migrarem para o meio digital.
Contudo, conforme novas tecnologias surgem, novos golpes também acabam surgindo. No meio digital não foi diferente. Diversas empresas sofrem ataques todos os dias, dos mais variados tipos.
O principal ataque, muito conhecido, é o golpe do WhatsApp. Criminosos que possuem dados de clientes, ou entram em contato com pessoas aleatórias oferecendo produtos ou serviços em nome de uma empresa real. Com isso, conseguem enganar as pessoas e recebem pagamentos sem sequer existir uma venda.
Em decorrência desse tipo de golpe, as empresas, que também são vítimas tanto quanto os clientes, acabam por ter sua reputação manchada, e muitas vezes sofrem processos judiciais para reparar os danos sofridos pelos clientes que foram vítimas desse golpe.
Uma forma de evitar esse tipo de situação é a conscientização dos clientes através dos contatos oficiais da empresa, como e-mail, WhatsApp e Instagram, enviando recomendações de cuidado com números e endereços eletrônicos não divulgados. Essa prevenção demonstra preocupação com os clientes e mantém a imagem da empresa íntegra e menos suscetível a esse tipo de golpe.
GOOGLE MEU NEGÓCIO
Outro golpe comum, mas não muito conhecido, é a alteração de dados da empresa no Google Meu Negócio, plataforma gratuita de divulgação e exposição da empresa no mercado.
Apesar de ser uma ferramenta muito útil, o Google Meu Negócio é uma plataforma colaborativa e permite que qualquer pessoa altere os dados da empresa como endereços, números de telefone, links de sites, endereços de e-mail, entre outras informações essenciais para que o cliente localize e tenha contato com a empresa.
O meio mais seguro para impedir essa alteração de dados é através da verificação de duas etapas feita dentro da própria conta do Google Meu Negócio. Dessa forma, os dados sugeridos por outros usuários serão encaminhados para aprovação da empresa.
REDES SOCIAIS
Em relação às redes sociais, como o Instagram, existe o golpe de “sequestro”, onde os criminosos “sequestram” a conta de uma empresa ou influenciador e publicam conteúdos de venda, apostas, jogos de azar etc., tudo com o intuito de aplicar golpes financeiros nos seguidores da conta sequestrada.
No Instagram também é possível fazer uma verificação em duas etapas, dificultando que hackers roubem a conta, prática muito recorrente que tem afetado muitas empresas e influenciadores.
Existe um perigo ainda maior que é a invasão de hackers nos sistemas e servidores das empresas, que podem impactar em danos ainda maiores que os mencionados anteriormente.
Para se ter uma ideia da dimensão desses danos, alguns ataques cibernéticos já paralisaram operações inteiras de empresas, obrigando-as a fecharam mais de 800 lojas durante um fim de semana após a paralização do sistema de caixas.
Outras empresas, relataram paralização de operações a nível nacional, paralização de milhares de lojas, perda de milhões de dólares com pagamento de resgates, entre outros prejuízos.
Um estudo realizado pela B3, Abrasca e BCG revelou que ataques cibernéticos podem gerar perdas médias de 6,6 bilhões de dólares para grandes empresas listadas na bolsa de valores. Uma empresa listada na bolsa de valores, por seu tamanho no mercado, pode se recuperar mais facilmente de uma perda milionária. Entretanto, empresas de pequeno e médio porte podem não ter recursos suficientes para continuar sua operação caso percam alguns milhares de reais.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Por isso, outra medida de segurança que tem se mostrado eficaz é a contratação de seguros cibernéticos para empresas. Ainda que pouco conhecido no Brasil, esse tipo de seguro já vem sendo utilizado por empresas de diversos ramos e de diversos portes como forma de minimização de riscos.
É importante que as empresas adotem boas práticas, seguindo as resoluções dos órgãos reguladores de privacidade de dados e agências de segurança, incentivando que seus stakeholders, desde funcionários até clientes, sigam as mesmas orientações, principalmente as legislações que tratam acerca da privacidade de dados.
Ainda que a empresa sofra algum tipo de tentativa de golpe que venha a causar danos aos clientes, é importante ter meios de comprovar que a empresa adotou medidas preventivas para o tipo de situação. Assim, em caso de eventuais processos judiciais, a empresa poderá ter uma defesa completa dos seus direitos, contando sempre com um escritório de advocacia especializado na área.